DIARIO DA ILHA: COELHO NETO (MA): Arraiá com inaugurações.

.

.

sexta-feira, 1 de julho de 2022

COELHO NETO (MA): Arraiá com inaugurações.

POR LIMA K LIMA:

Coelho Neto faz festejo junino com inaugurações.
Tendo como meta em reativar os grupos folclóricos locais de manifestações culturais, principalmente os da época junina, o prefeito de Coelho Neto Bruno Silva autorizou à Secretaria Municipal de Cultura prioridade total para as brincadeiras locais durante a temporada de SãoJoão. O que deu total liberdade à secretária Kinha Santos de buscar o maior número de atrações da terra e descobrir valores que esperavam a chance de dar seu testemunho e sua contribuição.
“Isto nos deu oportunidade de descobrir e estimular vocações que passam a receber maior atenção do poder público local”, admitiu a Secretária de Cultura Kinha Santos. Entre as justificativas apresentadas para o procedimento adotado está o fato, em face da pandemia e da total paralização das atividades, as manifestações estavam sem qualquer incentivo. O apoio municipal permitiu a retomada das atividades e a expectativa de não sucumbirem ao isolamento.
Atrações – Entre as atrações destacou-se o Brilho de Coelho Neto, bumba-boi com 20 anos de existência. Ele se constituiu num dos grandes atrativos do público que prestigiou o arraial. A festa teve duas etapas: a da zona rural, para proporcionar a mesma satisfação aos residentes na região que a da sede; e a da zona urbana. Ambas atraíram visitantes e deram seu quinhão ao êxito da temporada, encerrada na quinta-feira, 30 de junho.
O “São João da Gente” apresentou, entre outros atrativos, o Forró Samanta Lima, Dinas e Banda e Banda Sacode. No capítulo bumba-boi destaque para o Brilho Estudantil de Coelho Neto, formado por alunos da Escola “Benedito Duarte”, A proposta é incutir no espírito da mocidade estudiosa a satisfação pela brincadeira, transformando a juventude em mantenedora das tradições.
Resistência – A brincadeira tem mais de 10 anos, sempre com o público estudantes da escola e com todas as toadas de autoria do professor José Augusto dos Santos Rocha, um caçador de talentos, mestre e cultor das tradições locais. Ao longo da existência do boi, sua missão é atrair o interesse dos estudantes para a história da manifestação, sua importância cultural e a preservação da atividade. A coreografia está cargo do professor Erisvaldo.
A brincadeira da unidade local da APAE (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais) também se constituiu em atração especial, pela performance dos seus brincantes. A professora Emanuella Ferreira traduziu a alegria do grupo, também inativo por dois aos e retomando sua participação na vida ativa do município. Ela agradeceu ao prefeito e aos organizadores do arraial pela oportunidade de colocar o seu grupo especial em sintonia com a alegria a temporada.

Inaugurações no festejo junino
Foi um Dia de festa! Depois de mais de 20 anos de espera, foi dia de celebrar a entrega da pavimentação da rua Pau Brasil, no bairro Parque Amazonas. O calçamento executado pela Secretaria de Obras, com recursos próprios, tira mais uma via do isolamento, em razão do abandono que durou longos anos, além do calçamento total teve ainda a inauguração de dois poços artezianos nas localidades Brejinho e Piranhas. A comunidade local pediu, o prefeito Bruno Silva atendeu, ele disse que ia fazer e fez, e segue o lema, sendo pouca conversa e muito trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário