DIARIO DA ILHA: A Semana Santa no Brasil e no mundo.

.

.

sexta-feira, 30 de março de 2018

A Semana Santa no Brasil e no mundo.

Celebrações religiosas da Semana Santa no Brasil e no mundo.
A Semana Santa tem grande importância religiosa no Brasil, basta se lembrar do feriado nacional da Sexta-Feira Santa (ou Sexta-Feira da Paixão). Missas, procissões e celebrações acontecem por todo o país. Mas, não é só no Brasil, muitos países se lembram desta data, cada um à sua maneira. Veja as celebrações e destinos religiosos mais concorridos na semana da Páscoa:
1. ROMA-ITÁLIA = A solenidade e a austeridade da liturgia da Páscoa Italiana se desenrolam no Vaticano, com suas cerimônias, procissões e a missa festiva oficiada pelo Papa e acompanhada por milhares de peregrinos do mundo inteiro. A apoteose das celebrações da Semana Santa é a benção anual Urbi et Orbi, na Praça de São Pedro.
2. JERUSALÉM - ISRAEL = Em nenhum outro lugar os últimos passos de Cristo são tão sagrados do que nas próprias ruas de Jerusalém. A Via Dolorosa é a rua, que de acordo com a tradição cristã, foi percorrida por Jesus Cristo quando ele carregava a cruz. Na Semana Santa, em Jerusalém, os fiéis percorrem os caminhos de Cristo, às vezes com algumas mudanças no trajeto, e fazem paradas em importantes pontos da história cristã.

3. BRAGA - PORTUGAL = Considerada a capital religiosa de Portugal, Braga todos os anos atrai milhares de turistas devido às suas imponentes celebrações da Semana Santa. Acontecem diversas procissões e celebrações pela cidade. Além das mais de 30 igrejas, muitas delas são centenárias, a Catedral da Sé é a mais antiga do país, foi construída no século 12.
4. Sevilha - Espanha = A principal festa de Sevilha é a Semana Santa, a cidade praticamente para nesse período, as comemorações são de extrema importância. Grande parte da população da cidade se reúne e sai às ruas como confrarias ou participando de bandas. Tradicionais desde o século 16, essas confrarias tomam conta das ruas de Sevilha e saem em procissão para contemplar a paixão e a morte de Cristo.

5. DIAMANTINA - MG = Declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, Diamantina tem um belo Centro Histórico com muitas construções preservadas. Na Semana Santa os moradores encenam a morte e a ressurreição de Cristo. E na manhã do Domingo de Páscoa, as ruas são enfeitadas com flores, areia e serragem, e nas janelas dos sobrados surgem colchas e toalhas coloridas.
6. TIRADENTES - MG = A Semana Santa em Tiradentes é marcada por procissões. Mas, além de todos os cortejos, uma das principais celebrações é a missa solene com a cerimônia de lava-pés, que acontece na Igreja Matriz de Santo Antônio. Também ocorre a encenação da Paixão de Cristo na Sexta-Feira Santa, e vigília no Sábado de Aleluia.

7. Congonhas - MG = A cidade lota na Semana Santa, isso porque a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos exibe as cenas da paixão de cristo na sua parte externa, projeto de Aleijadinho. Durante a semana da Páscoa também ocorrem encenações da Paixão de Cristo, procissões, lava-pés, Vigília Pascal, novenas e shows musicais, em espaços montados ao redor da Praça da Basílica.
8. Nova Jerusalém, Fazenda Nova - PE = Nova Jerusalém, no distrito de Fazenda Nova, a 184 quilômetros da capital pernambucana, é palco da encenação da Paixão de Cristo mais famosa do país, que acontece todos os anos. O cenário do teatro a céu aberto, de 100 mil metros quadrados com nove monumentais palcos–platéias com cenários, é uma atração à parte. O elenco é composto por 50 atores e 500 figurantes.
9. SANTANA DO PARNAÍBA - SP = A encenação do drama da Paixão de Cristo em Santana do Parnaíba reúne cerca 120 atores e cerca de 800 figurantes. As apresentações são gratuitas e acontecem num espaço de 15 mil metros quadrados na Barragem Edgar de Souza, atraindo 70 mil pessoas nos três dias de espetáculo. É possível se hospedar em São Paulo e fazer um bate e volta – são apenas 40 quilômetros da capital até lá.
10. MARIANA - MG = Mais de 20 mil pessoas visitam a cidade na Semana Santa. Na sexta-feira da Paixão, fiéis cobertos por túnicas brancas percorrem as ruas do Centro Histórico, no fim da noite, para reviver a “Procissão das Almas”, uma antiga lenda marianense. A representação da Paixão de Cristo, dividida em duas partes, acontece geralmente entre quinta e sexta-feira na Praça Minas Gerais. No sábado de Aleluia, há shows musicais e a queima do Judas. Na tarde de domingo de Páscoa, as ruas são cobertas com tapetes de serragem colorida, pó de café e cal, feitos pela população.
11. APARECIDA - SP = Um dos maiores eventos religiosos da cidade, a Semana Santa tem programação extensa. O Tríduo Pascal começa na quinta-feira, durante todo o dia haverá orações no Santuário Nacional e, a noite a missa da Ceia do Senhor – também chamada de celebração de lava-pés. O ponto alto do festejo é na Sexta-Feira Santa, com a tradicional caminhada ao Morro do Cruzeiro, conhecida como Via Sacra, que atrai cerca de 5 mil fiéis.
12. OURO PRETO - MG = A encenação da Paixão de Cristo, na noite de sexta-feira, é o primeiro evento da Semana Santa em Ouro Preto. No sábado acontece a Procissão do Encontro, quando fiéis partem das duas igrejas matrizes, Nossa Senhora da Conceição e Nossa senhora do Pilar, e encontram-se na Praça Tiradentes. Durante a noite, a cidade se mobiliza para confeccionar o extenso tapete de flores e serragem que forra as ruas do Centro Histórico e serve de passarela para a procissão da Ressurreição, no domingo de Páscoa. A malhação do Judas movimenta a tarde – em frente à Matriz de Nossa Senhora do Pilar, um boneco recheado de palha ou trapos é enforcado e despedaçado a pauladas.
13. PARATY - RJ = As comemorações em Paraty são bem tradicionais, com missas e procissões. É uma oportunidade rara de ver peças sacras de mais de três séculos de existência, que ficam guardadas durante o ano sob tutela do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A Procissão do Fogaréu, com as ruelas estreitas do centro histórico iluminadas apenas pelas tochas dos participantes, é o ponto alto da festa.
14. GOIÁS - GO = À meia-noite da quinta-feira da Semana Santa, os postes de iluminação pública do Centro Histórico da cidade de Goiás se apagam. Ao som de tambores e à luz de tochas, tem início a Procissão do Fogaréu. O ritual simboliza a procura e a prisão de Cristo. Cerca de 40 homens encapuzados representam os soldados romanos, carregam as tochas enquanto um coro entoa cantos em latim. A procissão é acompanhada por aproximadamente 10 mil pessoas. Ela parte do Museu de Arte Sacra da Boa Morte , passa pela Igreja do Rosário e chega até a Igreja de São Francisco de Paula. A partir daí, o estandarte com a imagem de Jesus é carregado por um dos farricocos, simbolizando sua captura.
15. PIRACICABA - SP = A encenação da Paixão de Cristo, em Piracicaba, é considerada um dos maiores espetáculos a céu aberto do país. O espetáculo acontece todo ano e os ingressos devem ser adquiridos antecipadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário