DIARIO DA ILHA: Catarata, Quando operar.

.

.

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Catarata, Quando operar.

A Catarata atinge milhares de idosos no mundo


Com o envelhecimento da população e o aumento da expectativa de vida, nos deparamos cada vez mais com doenças crônicas da terceira idade. Uma delas é a catarata. É claro que a catarata não é doença exclusiva do idoso, as causas da catarata podem ser congênitas (ocorrem desde o nascimento), e secundárias, como trauma ocular, inflamações dos olhos (uveítes), diabetes, dermatite atópica, uso crônico de corticóide. Porém a forma mais comum de catarata é a senil, ou seja, produto do envelhecimento natural do cristalino.


Alguns sintomas da catarata são: diminuição da intensidade visual, sensação de visão “nublada ou enevoada”, sensibilidade maior à luz, alteração da visão de cores e mudança frequente da refração. O único tratamento para a doença é a cirurgia de catarata. Diante do diagnóstico, muitos pacientes se perguntam: quando operar a catarata?

Como está sua qualidade de vida? Como a visão é algo muito sensorial, o próprio paciente vai perceber que a qualidade de vida e, consequentemente da imagem, não estão como antes. Apesar da troca dos óculos, o contraste das cores não é o mesmo e o paciente acaba deixando de fazer atividades que antes fazia devido ao cansaço visual. A catarata senil pode demorar de meses a anos para evoluir, por isso a necessidade de acompanhamento com seu oftalmologista periodicamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário